sexta-feira, 18 de junho de 2010

PEDALANDO E APRENDENDO

O Programa Pedalando e Aprendendo tem como objetivo estimular o aluno em relação a assiduidade e ao seu desempenho na escola. Trata- se um curso profissionalizante criado pelo SENAI -Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - especificamente para o Pedalando e Aprendendo possui duração de 100 horas, e tem como ação capacitar jovens, alunos do ensino médio estadual, acima de 16 anos, para montagem e manutenção de bicicletas, além de aprenderem conceitos básicos de mecânica, noções de cidadania, ética e empreendedorismo. Todos os alunos que concluírem o curso receberão certificado do SENAI.
Durante o ano de 2010 serão contemplados os seguintes municípios: São Vicente(1º Semestre, nos meses maio e junho) e Mongaguá (2º Semestre, nos meses de setembro e outubro)

domingo, 13 de junho de 2010

Gestão da Escola Aprendente: Uma equipe que aprende para ensinar.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
Paulo Freire

A Diretoria de Ensino - Região São Vicente está desenvolvendo uma série de encontros de Formação para Gestores ( Diretores, Vice- Diretores e PCs) das Unidades Escolares.
Estes encontros tem como objetivo promover a Formação Continuada dos Gestores propiciando fundamentação teórica e/ou prática para melhoria da atuação destes na formação dos professores em relação ao Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Equipe Responsável pela Formação:
Supervisor Flávio Dalera de Carli
PCOPs: Cleunice Dias de Oliveira
Rosimeire da Cunha
Gerson Novais
Marcelo da Silva Alcântara Duarte
Priscila Amaral de Faria

Para ter acesso aos materiais utilizados nos encontros: clique aqui

AÇÕES DA OFICINA PEDAGÓGICA/2010

ACOMPANHAMENTO NAS HTPCs DAS ESCOLAS VULNERÁVEIS

Desde o mês de Maio/2010 a Oficina Pedagógica, juntamente com o Supervisor responsável de cada Unidade Escolar, está realizando acompanhamento nas HTPCs das escolas consideradas vulneráveis desta Diretoria de Ensino.
Durante estas reuniões abrimos espaço para discussão sobre as questões pertinentes à aplicação do novo Currículo do Estado de São Paulo, em busca de melhoria da aprendizagem do educando.
Analisamos os índices do IDESP e SARESP da Unidade Escolar, e também oferecemos a oportunidade aos professores para apresentar Situações de Aprendizagem bem sucedidas, a fim de interagir com o grupo e compartilhar procedimentos metodológicos significativos.