sábado, 16 de outubro de 2010

Curso de Geografia e História

Estamos realizando desde o dia 11/09/2010 o Módulo I do Curso de História e Geografia.
No 1º encontro tivemos como foco de trabalho as Situações de Aprendizagem enfatizando a Sequência Didática. Durante este encontro analisamos diversas situações de aprendizagem de vários componentes curriculares, a fim de verificar as Concepções de Ensino e Aprendizagem que sustentam a Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
No 2º Encontro promovemos um Estudo do Meio que foi desenvolvido na Aldeia Indígena Piaçaguera. Lá participamos de uma trilha dentro da Mata Atlântica, onde os indígenas puderam contar aos professores a forma de utilização deste ecossistema e a preocupação existente com o consumo sustentável. Em História, os conteúdos estudados foram hábitos e costumes dos povos indígenas.
No 3º Encontro visitamos as Ruínas do Abarebebê, em Peruíbe, com a seguinte abordagem: Em Geografia a questão da Geopolítica pois encontra-se numa posição estratégica a qual possibilita tal análise. Em História o foco predominante foram os Sambaquis.
No 4º Encontro tivemos como pauta de trabalho em Geografia, o aprofundamento no tema sobre Geopolítica, que havia sido introduzido no 3º encontro e em História Oficina de Imagens.
Hoje, 16/10/2010, realizamos o último encontro deste Módulo e a pauta de trabalho, em Geografia, foi Migração, Cidade Formal e Informal (dentro da interdisciplinaridade) e Matriz Energética, em história foi realizada uma Oficina de Música.
O Módulo I do Curso de História e Geografia, teve como principal objetivo conhecer a dinâmica dos Cadernos que compõem o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, bem como as Situações de Aprendizagem com enfoque nas Sequências Didáticas.
Nós, PCOPS, agradecemos a participação de todos os professores que, juntos conosco, abrilhantaram o desenvolvimento do Curso em todos os momentos. Muito Obrigada!
Abaixo, segue Vídeo realizado para homenagear a todos VOCÊS por ocasião do DIA DO PROFESSOR.


Materiais Utilizados no Curso: Articulando Teorias e Práticas - Geografia - Módulo I - Clique no links abaixo:
1º Encontro
4º Encontro
5º Encontro

Os certificados do curso de Geografia já estão disponíveis e podem ser retirados na Rede do Saber com a PCOP Rita Alves.