quarta-feira, 25 de maio de 2011

SUGESTÃO DE MATERIAIS

Prezados colegas, estamos publicando materiais produzidos por professores da nossa Rede com o objetivo de divulgar e estimular o desenvolvimento destas ações.
Segue o material encaminhado pelo Professor Madson Euzébio de Oliveira ao qual agradecemos em nome da Equipe de Humanas da DERSV:

EROSÃO
AMÉRICA
A Regionalização do Brasil - IBGE
Colonização de Povoamento
Escravidão no Brasil nos dias de hoje
África
Situação de Aprendizagem 3 - download

quinta-feira, 19 de maio de 2011

OT de Geografia

Prezados Professores, estamos realizando uma série de Orientações Técnicas para otimizar a implementação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo nas escolas da nossa jurisdição.
As OTs visam uma base teórica/metodológica priorizando as concepções de ensino e aprendizagem que embasam o currículo. Para tanto, são exploradas as situações de aprendizagem sempre com o foco na Sequência Didática, a qual possibilita a nós, professores, a aplicação de uma metodologia capaz de promover aos nossos alunos uma aprendizagem mais significativa.
O passo a passo da Sequência Didática é de suma importância na promoção da aprendizagem dos nossos alunos, pois oferece caminhos para exploração dos conteúdos de diferentes maneiras buscando atender as especificidades individuais de cada um. A Sequência Didática apresenta começo, meio e fim, partindo do levantamento de conhecimentos prévios e terminando com a sistematização do conhecimento. Assim, permitem a avaliação sob uma perspectiva processual sobre os conteúdos aprendidos.
Enfim, por considerar a importância que temos na formação dos alunos, buscamos um trabalho voltado para a nossa própria formação continuada por meio de Orientações Técnicas que nos fornecem espaços para trocas de experiência e aprimoramento do nosso trabalho pedagógico docente.
No dia 18/05 realizamos a O.T de Geografia, onde tivemos um momento privilegiado que contou com a participação de todos no desenvolvimento das atividades o que favoreceu uma efetiva interação. Agradecemos o empenho e a dedicação de todos!

Clique nos links abaixo para obter os materiais utilizados na Orientação Técnica.

Implementação do Currículo
Sequência Didática
Lógica do Currículo

Jornal Nacional - Vídeo exibido em 11/04/2011